O impacto de um atendimento personalizado 

dez 18, 2022
Gabriela Pimenta

Uma boa comunicação é importante em qualquer tipo de relação. Quando falamos de atendimento ao cliente, ela se torna fundamental. As altas demandas e necessidades de vendas podem fazer com que a equipe de atendimento precarize a personalização. Muitas vezes falando de forma engessada e robótica, o que resulta na insatisfação do cliente, queda no faturamento, enfraquecimento da marca, e outros problemas. Se você identificou isso no seu negócio, confira as dicas que preparamos a seguir. 

 

Conheça seu nicho e público

Estudar o mercado que está atuando é o primeiro passo. Se atualizar das tendências e conhecer seus concorrentes é fundamental para entender o momento que seu negócio se encontra e buscar soluções eficientes. O segredo de um bom atendimento está no cliente. Isso mesmo, aprender sobre seus hábitos e modelo mental, ajudará a definir a melhor forma de se conectar com ele. E não se engane, não é só sobre dados basicos como idade, sexo, poder aquisitivo. Mas sim sobre gostos,linguagem e  personalidade.

Defina a sua voz

A voz da sua marca deve ser imutável. Ela deve estar presente em todos os canais de comunicação. Por exemplo, familiar,respeitosa e divertida, são atributos que definirão como você fala com seu público e como deseja que sua marca seja vista. 

A voz deve ser o centro da sua comunicação. Sugerimos palavras chaves que se façam presentes tanto no meio digital quanto físico. Elas vão fortalecer o seu posicionamento e fazer com que seu cliente sempre lembre de você. Reforçando seu propósito.

Defina o seu tom

O tom de voz ajuda a manter a unidade de uma comunicação, deixando-a consistente em todos os pontos de contato entre o cliente e a marca. Não é muito diferente de uma conversa, quando estamos tristes usamos um tom diferente do que quando estamos felizes. 

Da mesma forma você deve adequar a comunicação para atender de forma mais humana, de acordo com contexto. Um exemplo, quando seu cliente estiver frustrado, não transfira a culpa para ele, amenize a situação, mostre o caminho e ofereça a solução.

Busque novas tendências de atendimento, prepare o ambiente profissional criando uma cultura colaborativa. Treine, converse e desenvolva sua equipe. Com pequenas e boas práticas você pode potencializar os canais de atendimento do seu negócio.

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